Saiba o que é aliteração na alfabetização-Método Fônico
Aliteração ajuda a desenvolver a consciência fonológica na educação infantil
Existem inúmeras formas de ensinar o alfabeto para as crianças na etapa da educação infantil. Com os diversos recursos pedagógicos facilmente disponíveis para os pais e educadores, a alfabetização dos pequenos tem tudo para se tornar um processo leve, divertido e eficaz.
Uma das maneiras de trabalhar com as crianças na fase de alfabetização é desenvolvendo a consciência fonológica. Essa abordagem inclui a familiarização dos pequenos com os sons das letras e das palavras, de forma que eles possam aprender a pronunciá-las corretamente. Por isso, o método fônico é um dos recursos que podem ser utilizados para o aprendizado desses sons.
Alguns elementos comuns, como as figuras de linguagem, podem facilitar tanto a aplicação do método fônico quanto o processo de alfabetização de um modo geral. Um exemplo é a aliteração, que pode ser utilizada em várias atividades que trabalhem com os sons das letras e palavras.
Quer descobrir como aplicar a aliteração na alfabetização e no método fônico? Então continue a leitura deste post! Nós vamos explicar o que você precisa saber sobre aliteração e como ela pode ajudar na alfabetização dos pequenos. Dá só uma olhada!
O que é aliteração?
Diferenças entre a rima e a aliteração
Primeiro, vamos entender o que é esse recurso didático. A aliteração é uma figura de linguagem em que há repetição dos sons (ou fonemas) presentes no início das palavras. A aliteração, portanto, é diferente da rima, que trabalha com a repetição de sons no final das palavras.
Por exemplo: no trava-língua “três tigres tristes para três pratos de trigo”, podemos perceber um exemplo de aliteração, pois há várias palavras que começam com a letra T e, por isso, produzem sons semelhantes.
Assim como a rima, a aliteração é uma figura de linguagem bastante utilizada na literatura, na música e, também, no ensino da língua portuguesa, podendo auxiliar no processo de alfabetização de crianças na fase da educação infantil.
De que forma a aliteração ajuda na alfabetização?
Aliteração como recurso didático para a etapa da educação infantil
Por trabalhar com os sons das letras em cada palavra, a aliteração ajuda a aprofundar o conhecimento do alfabeto e de seus fonemas. Com figuras de linguagem como essa, o aprendizado da criança durante a alfabetização não fica restrito apenas à memorização do abecedário: ela aprende quais são os sons produzidos por cada letra dentro do conjunto das palavras e frases.
Com a ajuda desse recurso os pequenos serão capazes de reconhecer, por exemplo, que o som da letra R, isoladamente, é diferente de quando ela está inserida em uma palavra, como “rato”. Esses conhecimentos específicos enriquecem o aprendizado na educação infantil, acelerando o progresso da criança na etapa da alfabetização.
Conhece o melhor material para aplicar o método fônico.
O melhor material para aplicar o método fônico, atividades, vídeo aulas e audios, corra e aproveite.
Como utilizar a aliteração no método fônico?
Atividades para educação infantil com aliteração ajudam na alfabetização pelo método fônico
Como o método fônico aborda, na prática, a pronúncia das letras e palavras, a aliteração pode ser aplicada, para a alfabetização, por meio de atividades para educação infantil que trabalhem diretamente com a audição e leitura de textos.
Alguns tipos de atividades que podem ser utilizados para incluir a aliteração no método fônico são:
- Trava-línguas
- Poemas
- Textos curtos e de fácil compreensão (como histórias infantis)
- Músicas e cantigas populares
Veja, no exemplo abaixo, um exemplo de atividade para educação infantil com uma cantiga popular que contém aliteração:
Podemos encontrar, nesta cantiga, palavras como “poti”, “perna de pau” e “pica-pau”. Trata-se de um exemplo de aliteração, pois há repetição dos sons da letra P.
Por serem conteúdos lúdicos e de fácil compreensão, trabalhar com atividades para educação infantil como esta é uma ótima forma de aplicar o método fônico e a aliteração durante a alfabetização dos pequenos.
Material didático para alfabetização na educação infantil
Apostila para imprimir do A de Abelha traz mais de 700 atividades em PDF
Gostou de saber mais sobre o uso da aliteração na alfabetização e no método fônico? Então aproveite para conhecer o material didático para educação infantil do A de Abelha, que foi especialmente desenvolvido para enriquecer o processo de alfabetização dos pequenos!
Com conteúdo lúdico e diversificado, a apostila para imprimir do A de Abelha é um material de apoio extracurricular para crianças entre 2 e 8 anos de idade. As atividades, divididas em módulos, são disponibilizadas em PDF logo após a confirmação do pagamento. Os arquivos prontos para imprimir são enviados diretamente para a sua caixa de e-mail. Assim, fica bem mais fácil e rápido realizar atividades didáticas com os pequenos em casa!
Saiba mais sobre a apostila para educação infantil na página do A de Abelha, e aproveite agora nosso super desconto em todo o material!
Material didático para alfabetização na educação infantil
Apostila para imprimir do A de Abelha traz mais de 700 atividades em PDF
Se você gostou de saber mais sobre atividades para homeschooling, aproveite para conhecer a apostila do A de Abelha, um material didático para educação infantil super completo!
Além dos exemplos mencionados ao longo deste post, o A de Abelha contém mais de 700 atividades, de conteúdos variados, que vão divertir e enriquecer o aprendizado dos pequenos em casa.
O acesso a todo o material didático é vitalício: logo após a confirmação do pagamento, ele chega diretamente à sua caixa de e-mail, pronto para imprimir. É só baixar os arquivos em PDF e utilizar o material quantas vezes quiser!
Quer saber todos os detalhes da apostila? Acesse a página do A de Abelha e não deixe de aproveitar nossa promoção por tempo limitado!
Conhece o melhor material para aplicar o método fônico.
O melhor material para aplicar o método fônico, atividades, vídeo aulas e audios, corra e aproveite.