Mais de 700 atividades para Educação Infantil – Com Super Desconto Clique Aqui e aproveite!!

Confiras todos os nossos pacotes de atividades

Índice

Rimas-Método Fônico

Dicas de atividades para trabalhar com rimas no método fônico

“Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão, menininha quando dorme põe a mão no coração”: essa famosa parlenda é muito popular e, provavelmente, você começou a ouvi-la ainda na infância. O ritmo e os sons dessas palavras são fáceis de lembrar, especialmente por conta das rimas, que são as repetições de sons iguais ou semelhantes em duas ou mais palavras.
As rimas são uma figura de linguagem bastante conhecida que pode ajudar, também, na alfabetização e no letramento das crianças ainda na etapa da educação infantil. Por envolverem a sonoridade das palavras, as rimas podem ser aplicadas, inclusive, no método fônico.
Se você está procurando dicas para utilizar o método fônico na alfabetização e letramento dos pequenos, está no lugar certo! Neste post, nós separamos algumas ideias de atividades com rimas que podem ser utilizadas no método fônico durante a etapa da educação infantil. Acompanhe!

Por que trabalhar com rimas no método fônico?

Atividades que ajudam no letramento das crianças na educação infantil

Anteriormente, nós vimos sobre o uso da aliteração no método fônico, e explicamos qual era a diferença entre essas duas figuras de linguagem. Assim como a aliteração, a rima também ajuda no desenvolvimento da consciência fonológica dos pequenos durante o processo de alfabetização.

Por permitir que várias capacidades cognitivas sejam trabalhadas (desde a escuta e a fala até a leitura e escrita das letras e palavras), as rimas também são um ótimo recurso para atividades multissensoriais, ou seja, que exploram mais de um dos sentidos da criança.

Por isso, trabalhar com rimas combina muito com o método fônico e ajuda a enriquecer o processo de letramento dos pequenos! Atividades com rimas podem ser aplicadas tanto na fase de pré-alfabetização, por volta dos 3 anos ou 4 anos de idade, até em etapas posteriores (a partir dos 5 anos, por exemplo).

metodo fonico de alfabetizacao consciencia fonologia educacao infantil atividades 3 A de Abelha

Como trabalhar com rimas no método fônico?

Vários tipos de conteúdo para educação infantil que ajudam na alfabetização e letramento

Há diversas formas práticas e didáticas de utilizar as rimas no método fônico para alfabetização e letramento. As rimas estão presentes em muitos tipos de conteúdo, como na literatura, na música e nos próprios materiais didáticos, o que amplia as possibilidades de abordagem dessa figura de linguagem na educação infantil.

Alguns tipos de conteúdo que podem ser utilizados em atividades com rimas são:

  • Poemas
  • Músicas e cantigas populares
  • Parlendas e trava-línguas

Veja, a seguir, alguns exemplos de atividades com rimas para utilizar, na educação infantil, com o método fônico de alfabetização:

    logo A de Abelha

    Conhece o melhor material para aplicar o método fônico.

    O melhor material para aplicar o método fônico, atividades, vídeo aulas e audios, corra e aproveite.

    Promoção acaba em

    Atividades com rimas: trabalhando com figuras e repetição de palavras

    Utilizando figuras para o letramento na educação infantil a partir dos 3 ou 4 anos

    Uma forma eficaz de trabalhar com rimas e desenvolver a consciência fonológica por meio do método fônico é utilizando figuras para treinar, ao mesmo tempo, a escuta e a pronúncia das palavras. Uma maneira de realizar essa atividade é mostrando diferentes figuras e pedindo para a criança dizer o nome de cada imagem em voz alta. Em seguida, você pode perguntar se as duas palavras rimam ou não, indicando as semelhanças ou diferenças entre os sons.

    Por exemplo: mostre a figura de um gato e, em seguida, de um rato, perguntando qual é o animal em cada imagem. Depois da resposta, pergunte se “gato” rima com “rato”, destacando também as diferenças entre o som da letra G e da letra R.

    Por trabalhar com as figuras e os sons das palavras, esse tipo de atividade é um exemplo de aplicação do método fônico que pode ser utilizado já nas etapas iniciais da educação infantil, por volta dos 3 anos ou 4 anos de idade.

    Trabalhando com rimas através de músicas e cantigas populares

    Abordagem didática da música para o letramento a partir dos 3 ou 4 anos

    As músicas são uma excelente forma de trabalhar com rimas e conduzir os pequenos nesse processo de alfabetização e letramento! Um exemplo bastante didático são as cantigas populares, que são fáceis de cantar e normalmente têm rimas simples que podem ser exploradas com o método fônico. Assim, as crianças podem desenvolver a consciência fonológica por meio da abordagem didática da música!

    Outra vantagem é que esse tipo de atividade também pode ser realizada tanto com crianças em etapas iniciais do processo de alfabetização (por volta dos 3 anos ou 4 anos) quanto em fases posteriores, como a partir dos 5 anos de idade.

    Veja abaixo um exemplo de atividade para educação infantil que utiliza uma cantiga popular com rimas:

    rimas-método-fônico

    Material didático para educação infantil pronto para imprimir

    Apostila do A de Abelha contém atividades para alfabetização em PDF

    Se você gostou de saber mais sobre o uso de rimas no método fônico, confira também o material didático do A de Abelha, preparado especialmente para a alfabetização e letramento na educação infantil!

    Com mais de 700 atividades para crianças entre 2 anos e 8 anos de idade, a apostila do A de Abelha é um material de apoio completo que garante momentos de diversão e aprendizado entre pais e filhos. A apostila, que é enviada diretamente para o seu e-mail pronta para imprimir, apresenta um conteúdo variado e de qualidade para educação infantil, com módulos que incluem atividades sobre o alfabeto, operações numéricas, sons, língua inglesa, sustentabilidade, entre outras áreas!

    Para saber mais, acesse agora a página do A de Abelha e confira todos os detalhes desse super material didático para educação infantil! Não deixe de aproveitar nossa super promoção por tempo limitado!

    Conheça também outros materiais do A de Abelha.
    Colmeia Especial, Bolha de Sabão e o Atividades Cursivas.

    logo A de Abelha

    Conhece o melhor material para aplicar o método fônico.

    O melhor material para aplicar o método fônico, atividades, vídeo aulas e audios, corra e aproveite.

    Promoção acaba em

    Clique no vídeo abaixo e confira algumas das mais de 700 atividades!

    7
    Promoção acaba em

    25

    Atividades para
    Educação Infantil

    GRÁTIS

    confira mais postagens

    7 dicas para aplicar o método fônico para alfabetizar

    7 dicas para aplicar o método fônico para alfabetizarO que é o método fônico de alfabetizaçãoAprender o alfabeto envolve diversas áreas do desenvolvimento infantil, trabalhando habilidades que vão desde a leitura e escrita das letras até a fala, a pronúncia e a...

    30 atividades para educação infantil para crianças de 3 a 5 anos

    30 atividades para educação infantil para crianças de 3 a 5 anos Introdução: A educação infantil é uma fase importante para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Nessa fase, é fundamental que as atividades educacionais sejam estimulantes e...

    25 Atividades para Alfabetização: Estratégias Práticas para o Ensino da Leitura e Escrita

    25 Atividades para Alfabetização: Estratégias Práticas para o Ensino da Leitura e Escrita25 Atividades para AlfabetizaçãoIntroduçãoA alfabetização é uma das etapas mais importantes da educação. Aprender a ler e escrever é fundamental para a formação de qualquer...

    7 Atividades para Educação Infantil 6 Anos

    7 atividades para educação infantil 6 ano. 7 Atividades para Educação Infantil 6 Anos A educação infantil é uma fase importante na vida da criança, pois é nessa etapa que ela começa a desenvolver diversas habilidades, como a cognitiva, motora e socioemocional. Nessa...

    5 Atividades para aprender a tabuada

    Aprenda a tabuada com 5 atividades divertidas!

    Como fazer a transição da creche para a escola de forma suave

    Como fazer a transição da creche para a escola de forma suave A mudança da creche para a escola pode ser um momento de ansiedade e preocupação tanto para a criança quanto para os pais. No entanto, com algumas dicas e estratégias, é possível facilitar o processo e...

    Atividades educacionais para crianças de 4 e 5 anos

      10 Atividades educacionais para crianças de 4 e 5 anos As crianças de 4 e 5 anos estão em uma fase de desenvolvimento emocionante e importante, e as atividades educacionais podem ajudá-las a desenvolver habilidades cognitivas, físicas e sociais. Neste post,...

    Tabuada de multiplicação para imprimir

    Tabuada de multiplicação para imprimirPor que a tabuada de multiplicação é importante na educação infantil?A tabuada de multiplicação é um conjunto de valores que resultam da multiplicação de um número por todos os números inteiros de 1 a 10. Ela é fundamental para o...

    Atividades de reforço para alfabetização

    Atividades de reforço para alfabetizaçãoSugestões de atividades lúdicas de apoio para educação infantilA jornada de alfabetização na educação infantil é um processo que exige cuidado, afeto e dedicação tanto dos pais quanto dos educadores. Cada criança tem seu ritmo...

    Atividades de reforço escolar para imprimir

    Atividades de reforço escolar para imprimirAtividades lúdicas de apoio para educação infantil e alfabetizaçãoO apoio extracurricular, quando realizado da forma adequada, pode auxiliar muito no aprendizado e desenvolvimento dos pequenos, enriquecendo a experiência em...

    Atividades para reforço escolar educação infantil

    Atividades para reforço escolar educação infantil5 dicas de atividades para apoio extracurricular na educação infantilEm uma jornada desafiadora como a alfabetização, as atividades de reforço escolar para educação infantil podem fazer a diferença no processo de...